Baixe o Estudo Completo

Publicado em 06/09/2021

Levantamento indica dados relevantes de mercado em relação ao primeiro semestre do ano

Quais são marcas mais buscadas pelo consumidor? Quais são os modelos que mais recebem proposta de compra? Qual carroceria é a queridinha do momento? Todas essas perguntas são respondidas pelo Termômetro Webmotors, um indicador que revela as preferências do usuário no maior portal automotivo do Brasil.

O índice que oferece dados relativos ao primeiro semestre de 2021 leva em consideração buscas e leads referentes a veículos com fabricação de 2018 em diante.

A Volkswagen é a marca mais buscada por este público, com 19% de participação das pesquisas. Em seguida, aparecem Chevrolet, com 15%, além de Toyota e Fiat, cada uma com 10% de share.

Já a marca premium que gera mais visitas é a BMW. A montadora alemã é a quinta no ranking geral, com 9% de participação na audiência. Aliás, as cinco fabricantes mais pesquisadas são responsáveis por 62% das buscas.

O levantamento também oferece extrato de audiência por região. Líder no Brasil, a Volkswagen é a montadora mais pesquisada no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já a Chevrolet domina as buscas nas regiões Norte e Nordeste.

As duas montadoras também têm desempenho expressivo em relação à emissão de propostas de compra. Do total de leads gerados no primeiro semestre, 16% são correspondentes a modelos da Volks, enquanto a Chevrolet fica com 11% da fatia.

Por outro lado, as montadoras que tiveram mais crescimento na geração de propostas foram Hyundai e Fiat, com 143% de aumento. Ambas as montadoras correspondem a um total de 8% de participação nos leads, cada.

Em relação a modelos, os cinco que mais geraram leads foram Chevrolet Onix, além dos SUVs Jeep Compass e Renegade. Fecham a lista os hatches Volkswagen Polo e Hyundai HB20.

Já a carroceria que mais movimentou as negociações foi a de SUVs. O Termômetro Webmotors aponta que 37% das propostas envolvem este segmento, seguida por hatches (27%) e sedãs (22%). A ebulição dos utilitários-esportivos foi detalhada em um levantamento especial do AutoInsights publicado no mês passado, que detalha os dados de mercado por categoria.


Assine a
newsletter

Receba gratuitamente em seu e-mail tendências, pesquisas e artigos sobre mercado automotivo e marketing.