Baixe o Estudo Completo

Publicado em 20/07/2021

Pesquisa da Webmotors mostra que usuários estão dando maior importância ao automóvel em temos de pandemia

Pesquisa da Webmotors mostra que 75% dos consumidores pretendem comprar um carro ainda em 2021. Apesar das constantes oscilações de mercado, como elevação de preço e taxa de juros, o estudo realizado em junho aponta que o brasileiro está dando mais importância ao automóvel, especialmente por conta da pandemia.

A coleta dos dados foi realizada através do app Webmotors e contou com 4.240 usuários entrevistados, este estudo foi encomendado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A compra do carro foi eleita por 59% dos entrevistados por razões racionais, em detrimento de uma aquisição emocional. “A pandemia influenciou bastante nesse comportamento. O carro passou a ser a única opção de transporte para que algumas pessoas continuem trabalhando. O consumidor passou a ter maior percepção do carro como solução de transporte do que um produto de status", avalia Rafael Constantinou, Diretor de Marketing, Design e Produtos B2C da Webmotors.

O executivo reforça ainda que a intenção do consumidor de comprar um novo automóvel não foi afetada diante das dificuldades do setor, sobretudo, por conta da crise de abastecimento de semicondutores. “A gente não observa desaceleração em busca por novos carros e outros indicadores da Webmotors. Basta olhar que várias montadoras estão com fila de espera por modelos novos. O que vemos é que o cliente está mais informado e com mais números para tomar uma decisão de compra”.


Assine a
newsletter

Receba gratuitamente em seu e-mail tendências, pesquisas e artigos sobre mercado automotivo e marketing.